Tangue Setsuko

Tangue Setsuko

Sra. Setsuko Tangue - mais conhecida como Tangue Sensei, é sinônimo de vivacidade.
Nascida no Japão, é natural de Tóquio. Praticante de Nihon-Buyo¹ desde os 6 anos, iniciou-se em Onna-Kengeki² assim que se formou no ensino fundamental japonês. Sua primeira visita ao Brasil ocorreu em fevereiro de 1964, quando acompanhava sua mãe, que era uma renomada atriz japonesa, a Sra. Kiyoko Tangue. A princípio, previa-se a estadia de 1 ano, no entanto, com as crescentes solicitações de apresentações vindas das colônias nikkeis da América do Sul, a Sra. Setsuko Tangue resolveria então dar início à uma turnê beneficente pelas terras latino-americanas que eram amplamente povoadas por japoneses.

Em 1974, na celebração de 10 anos de sua carreira no Brasil, fundou-se o Grupo Teatral Tangue Setsuko.
O instrumento Taiko sempre esteve presente em sua carreira desde os tempos em que atuava no teatro Kengeki, porém somente em 1978 seria fundado o grupo Tangue Setsuko Taiko Dojo, posteriormente incorporando o estilo Sukeroku do Sr. Yutaka Imaizumi, atual professor e consultor do Taiko Dojo.

Ainda hoje, a Sra. Setsuko Tangue é admirada por muitos profissionais renomados no meio artístico e também conta com o enorme prestígio e respeito dos artistas da área no Japão.

¹ Tradicional dança japonesa;
² Teatro popular de época, no qual se dá ênfase às cenas de ação com espadas samurai, cuja personagem central masculina é vivida pela atriz.

Imaizumi Yutaka

O Sr. Imaizumi Yutaka, ou simplesmente Imaizumi Sensei, é um dos ícones do taiko no mundo.
Seguindo o conceituado estilo Sukeroku de Tóquio, é fundador e líder do grupo Sukeroku Daiko. Foi instrutor de inúmeros artistas renomados no Japão como Sakamoto Fuyumi e Itsuki Hiroshi.
O Imaizumi Sensei conhece a Tangue Sensei desde 1973, e já veio inúmeras vezes ao Brasil. E sempre que vem realizar apresentações, ele dedica uma parte do seu tempo no nosso dojo nos passando novos conhecimentos. Devido a esta parceria, o grupo Tangue Setsuko Taiko também tem seus fundamentos baseados no estilo Sukeroku.
No nosso show de 30 anos em 2008, tivemos a honra de dividir o palco com o Sensei, que nos ajudou nos ensaios com muita dedicação e profissionalismo.