Sensei

Tangue Setsuko

Tangue SenseiA Sra. Setsuko Tangue - mais conhecida como Tangue Sensei, é sinônimo de vivacidade.

Nascida no Japão, é natural de Tóquio. Praticante de Nihon-Buyo [1] desde os 6 anos, iniciou-se em Onna-Kengeki [2] assim que se formou no ensino fundamental japonês.

Sua primeira visita ao Brasil realizou-se em fevereiro de 1964, na época acompanhando a sua mâe que era uma renomada atriz japonesa, a Sra. Kiyoko Tangue, e que viajava pelas terras sul-americanas. A princípio, previa-se a estadia de 1 ano, no entanto, com as crescentes solicitações de apresentações vindas das colônias nikkeis da América do Sul, a Sra. Setsuko Tangue resolveria então dar início a uma turnê beneficente pelas terras latino-americanas radicadas por japoneses.

Em 1974, na celebração do aniversário de 10 anos de sua carreira no Brasil, viu-se fundar o Grupo Teatral Tangue Setsuko. O instrumento Taiko esteve sempre presente em sua carreira desde os tempos em que atuava em teatro Kengeki, mas somente em 1979 seria incorporado o atual estilo de performance de Taiko do Sr. Yutaka Imaizumi, atual professor e consultor do Taiko Dojo.

A Sra. Setsuko Tangue, admirada por muitos profissionais renomados no meio artístico não somente na colônia, conta com o enorme prestígio e respeito dos profissonais da área no Japão, para onde viaja todo final de ano, continuando a atuar com o mesmo brilho e carinho que conquistou a colônia nipo-brasileira.

[1] Tradicional dança japonesa;

[2] Teatro popular de época, no qual se dá ênfase às cenas de ação com espadas samuraicas, cuja personagem central masculina é vivida pela atriz.

Imaizumi Yutaka

Imaizumi SenseiO Sr. Imaizumi Yutaka, ou simplesmente Imaizumi Sensei, é um dos ícones do taiko no mundo. Seguindo o conceituado estilo Sukeroku de Tóquio, é fundador e líder do grupo Sukeroku Daiko.

Foi instrutor de inúmeros artistas renomados no Japão como Sakamoto Fuyumi e Itsuki Hiroshi. O Imaizumi Sensei conhece a Tangue Sensei desde 1973, e já veio inúmeras vezes ao Brasil. E sempre que vem realizar apresentações, ele dedica uma parte do seu tempo no nosso dojo nos passando novos conhecimentos.

Devido a esta parceria, o grupo Tangue Setsuko Taiko também tem seus fundamentos baseados no estilo Sukeroku. No nosso show de 30 anos em 2008, tivemos a honra de dividir o palco com o Sensei, que nos ajudou nos ensaios com muita dedicação e profissionalismo.

 

 

Miyoko Otani

    A Sensei Miyoko Otani acompanha a sensei à anos. Além de ser um canal de comunicação entre o grupo e a sensei, ela transmite toda a parte cultural e de educação japonesa.
  O Tangue Setsuko Taiko preza por manter costumes japoneses dentro do grupo e a Miyoko sensei nos auxilia muito nesse aspecto.
   A sensei também é responsável por todo o excepicional visual do grupo no palco, sendo responsável pelo desenvolvimento de todo o vestuário do grupo.
  Dentro de um processo de renovação das nossas apresentações, onde queríamos mostrar um pouco além do taiko em nossos eventos, acrescentamos apresentações de odori (dança japonesa). A Miyoko sensei se dispôs a ensinar as pessoas do grupo um pouco desta arte e desde 2012 é responsável por criar e transmitir aos membros do grupo.


 

Tsukasa Kaito

   Em 2012, em um processo de renovação do grupo Tangue Setsuko, o grupo visando melhorar suas apresentações, quis aumentar a quantidade de instrumentos que o grupo utilizaria em suas apresentações. 

   Líder do grupo Kaito Shamidaiko e um dos grandes representantes de Minnyo no Brasil, o Kaito Sensei, pela sua amizade e respeito pela Tangue Sensei, se dispôs a nos ensinar a tocar fue e shamisen, além de aulas de canto para minnyo.

   O Kaito sensei nos auxilia em montagem de diversas apresentações, tanto para apresentações de taiko quanto para apresentações de shamisen/minnyo.